Harry Brown 2009

Posted on Posted in Ação, Policial
Por que assistir Harry Brown? Porque Michael Caine deixa de ser o mordomo para ser o justiceiro. Porque é uma visão diferente dos filmes de ação britânicos, muito mais intimista. E porque é a estréia de um diretor que promete, Daniel Barber.
Se você estava lutando contra o crime, saiba que: Harry Brown é um homem solitário que passa seus dias entre visitas a sua mulher hospitalizada e jogos de xadrez com o amigo. Quando a mulher morre e o amigo é assassinado por uma gangue de jovens, ele se vê obrigado a fazer justiça com as próprias mãos.
Tá, e o filme? O roteiro pode até não ser brilhante no quesito originalidade. A história do homem que perde tudo e resolve fazer justiça com as próprias mãos nós já vimos antes, o que faz a diferença aqui é a atuação de Caine no papel principal, a direção muito bem conduzida e a fotografia que faz o mais sujo dos cenários parecer uma obra de arte.
   Os jovens gangsters aqui não tem aquele glamour que Guy Ritchie insiste em lhes dar e que marcou os filmes de ação britânicos, eles são drogados, vivem em ambientes sujos, fazem programas para sobreviver. Eles são bem mais reais, nesse sentido. Harry Brown, o vingador, também não é um galã de hollywood ou o velho recluso, mas um senhor solitário que, a princípio, se recusa a ajudar o amigo a bater de frente com os jovens e se vê obrigado a vingá-lo devido à culpa que sente e a ineficiência da polícia. Mesmo quando Harry está errado, não podemos deixar de torcer por ele. Nem quando ele está torturando um dos jovens, Michael Caine deixa  personagem parecer mau.
   É uma pena que o filme tenha vindo direto em dvd para o Brasil. Melhor do que muita coisa por ai e passou desapercebido devido a distribuição.
 
 
Vale a pipoca? Sim, a atuação de Caine vale toda a pipoca do mundo.
O que eu aprendi com Harry Brown?
- Cuide bem da sua arma.
- Gangsters wannabe são tão burros que eles têm a prova contra eles mesmos nos seus celulares.
- A polícia britânica também é corrupta e mentirosa, a diferença é que lá eles ainda resolvem os casos.
- Ninguém vai acreditar que um senhor com efizema pulmonar é um vigilante cruel, nem tente convencer  povo disso.
- Melhor forma de ganhar uma medalha de honra na polícia é morrer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *