O Quarto de Jack

Posted on Posted in Drama, recomendo, resenha

o quarto de jack posterO quarto de Jack conta a história de Jack, um garoto de 5 anos, e Ma, que vivem isolados em um pequeno quarto, cujo único contato com a realidade é a televisão. Os dois tem uma rotina e parecem adaptados a vidinha dentro do quarto, embora o menino não saiba exatamente o que se passa. Os dois nunca são apresentados como vítimas, o que torna identificar-se com eles ainda mais fácil.

Quando Jack completa 5 anos, Ma, que então descobrimos ser Joy Newsome, garota sequestrada 7 anos antes, decide começar a contar a verdade para ele. Joy é uma personagem cheia de conflitos que foi colocada muito nova, aos 17 anos, em uma situação aterrorizante e aprendeu a viver um dia de cada vez protegendo seu filho do Velho Nick, como eles chamam o sequestrador. A idade de Jack e o fato de que protegê-lo torna-se cada vez mais difícil leva Joy a decidir que eles precisam sair de lá, a qualquer custo. A melhor chance deles, é claro é usar Jack.

Nesse ponto é impossível não estar com o coração na mão, torcendo pelos dois e apavorada com o que está por vir. Eu, que entrei no cinema sem saber o desfecho, estava com olhos grudados na tela, coração acelerado e dando instruções aos personagens, como se faz em filmes de terror. E por isso mesmo, não vou entrar em detalhes nesta resenha. Melhor mesmo saber o mínimo possível sobre a história.

Brie Larson é excelente interpretando os conflitos de Joy durante todas as fases do filme e minha favorita para o Oscar de melhor atriz até o momento. Vale lembrar que já levou, merecidamente, Globo de Ouro e Bafta e o prêmio da associação dos atores americanos. Jacob Tremblay que vive Jack, faz ser protagonista de um filme parecer… fácil. O personagem tem lá suas estranhesas, afinal, foi criado em uma realidade paralela, mas se desenvolve bem quando tem Joy por perto.

O roteiro tem de tudo, humor, drama, tensão, tudo visto pelos olhos ingênuos de Jack. O filme é impecável e trata de assuntos pesados, que ficam apenas na sugestão, com muito bom gosto, sem perder a força para emocionar o público. Prepare os lencinhos. O Quarto de Jack é um filme excelente, que conta sua história sob um ponto de vista único, até então, e com certeza vai sobreviver ao tempo.

Nota: 9/10


 

Indicado ao Oscar nas categorias:

Melhor filme

Melhor Atriz – Brie Larson

Direção – Lenny Abrahamson

Roteiro Adaptado – Emma Donoghue

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *