Facebook – A Rede Social

Posted on Posted in Oscar, Sem categoria
Pôster: A Rede Social
Não se deixe enganar pelo pôster, o filme é interessante.

Por que assistir? Bem, “A rede social” é aquele tipo de filme que te mostra que Mark Zuckerberg (a quem eu vou me referir daqui em diante como facebookman)não passa de um nerd anti-social frustrado, infeliz e sem amigos. A única diferença entre ele e você é que da última vez que ele levou um fora ele encheu a cara e começou o rascunho do que viria a ser o facebook que hoje vale 25 bilhões de dólares, é o bilionário mais novo do mundo e ganha dinheiro às suas custas, orgulhoso dono de uma página no facebook e de um zooworld que é o primeiro entre o ranking dos seus amigos.

Enfim, porque você pode se sentir superior a ele por 360 segundos, o tempo da primeira cena.

O que não fazer? Ir para o google e escrever “facebook +horários +cinema” ou pedir “meia para o facebook” no caixa do cinema.

Tá, mas e o filme? Bem, o filme é uma reconstrução a partir dos depoimentos dos personagens durante dois processos contra o facebookman. Um de irmãos gêmeos ratos de academia – que eu me pergunto se existem de verdade – que alegam roubo de propriedade intelectual e lembram “Tico e Teco”, outro do melhor amigo do Facebookman que perdeu quase todas as ações da empresa.

Facebookman é um anti-herói. Não tem a menor vocação para bonzinho, tá cagando e andando, a não ser que ele possa tirar alguma vantagem de você e, mesmo assim, mesmo a gente querendo odiar ele pois ele é mi… desculpa, bilionário, no fim, a gente tem que dar razão no caso do “Tico e Teco” e torcer para que ele e o amigo entrem num acordo.

O roteirista certamente se aproveitou da personalidade e dos processos para fazer um roteiro que lembra (em fórmula) “Cidadão Kane”, mas eu não levaria a comparação adiante. A história é interessante e a atuação de Eisenberg é boa (como de costume), mas o filme não tem nada de empolgante ou inovador.

Vale a pipoca? Se você é nerd, ou tem qualquer curiosidade em relação ao facebook, ou tem senso de humor e nada mais para fazer nesse domingo, sim.

O que eu aprendi com “A Rede Social”? Spoilers

– Alguns nerds não têm namoradas não por serem nerds, mas por serem nerds fdp, todos os outros por serem nerds sem dinheiro.

– Os funcionários do facebook ganham dinheiro enchendo a cara.

– Na próxima entrevista de emprego, vá de pijama e xingue o futuro chefe.

– Tem gente que falha até em ser nerd. Se você não sabia quem era esse cara no filme, você é um deles.

– Facebookman só queria ser amigo da ex, mesmo que fosse no facebook.

– Não mudar seu status de solteiro para namorando no facebook pode causar solteirice e/ou queimaduras de primeiro grau enquanto você tenta fugir do seu prédio em chamas.

– Saber fazer algoritimos para programação de software não significa que você saiba trocar seu status no facebook.

– Tico e Teco estudaram em Harvard

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *